O facto de os gatos estarem dentro de casa não significa que estejam bem protegidos do calor e das suas consequências, pois também podem sofrer os efeitos das temperaturas elevadas mesmo dentro de casa. Por isso, "é importante garantir que o nosso gato esteja sempre bem hidratado e prestar atenção aos sinais que nos indicam se está a sofrer com o calor", diz Gemma Baciero, médica veterinária da Royal Canin, em comunicado.
Os gatos têm glândulas sudoríparas em diferentes pontos do corpo, lábios, queixo e almofadas das patas e, apesar de o suor não ser a principal forma de regular a temperatura, pode-se ver que deixam vestígios de suor quando pisam o chão quando o tempo está muito quente.
Leia Também: O leitor perguntou: Posso deixar o cão dormir no meu quarto?
Embora os gatos sejam capazes de autorregular a sua temperatura no verão com gestos como lamber-se mais, passar mais tempo a descansar, procurar lugares frescos ou beber mais água, existem algumas ações que podemos realizar para garantir que o gato se mantém hidratado, mesmo que tenha preguiça de ir beber a água na tigela.
1- Conserve a água sempre fresca
É muito provável que, com as elevadas temperaturas, o interior da casa também seja afetado. Por isso, é importante trocar a água do gato mais de uma vez ao dia para garantir que o animal tenha sempre água fresca, algo muito mais apetecível do que se estiver morna.
Leia Também: Não acerta uma? Tenha isto em conta ao escolher a comida para o patudo
2- Opte por alimentação mista
A alimentação mista oferece múltiplos benefícios para o gato. Enquanto os alimentos secos têm propriedades nutricionais muito específicas e podem, por exemplo, ajudar a manter a higiene dental, os alimentos húmidos podem ajudar a aumentar a ingestão de água, pois normalmente contêm 70% a 80% de água. Desta forma, os alimentos húmidos fornecerão uma contribuição adicional para ajudar a mantê-lo hidratado adequadamente. Além disso, o aroma pode ser muito mais tentador para um gato exigente.
3- Utilize bebedouros de água
Os bebedouros são uma alternativa muito atrativa para alguns gatos. O fluxo de água certamente chamará a sua atenção e será uma forma de atração, incentivando-os a beber com mais regularidade.
Leia Também: Pelo bem do seu cão, tem mesmo de parar de acreditar nisto. É mentira!