Fãs da Barbie! Chegou finalmente o dia mais esperado do ano. O filme que tem Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken) como protagonistas e, claro, um elenco de luxo, chegou esta quinta-feira aos cinemas portugueses e internacionais. Está entusiasmado? Porém, antes de sair de casa e ocupar o seu lugar na sala de cinema, conheça mais detalhes sobre a história da icónica boneca.
Primeira Barbie
Tudo começou em 1959. Aliás, mais especificamente, em março desse ano, altura em que foi lançada a primeira Barbie no mercado americano.
Leia Também: O mundo está pintado de rosa. 'Barbie' estreia quinta-feira nos cinemas
Barbara Millicent Roberts - nome completo da boneca - não chegava com um 'look' cor-de-rosa, mas sim com um fato de banho, com ricas pretas e brancas, lábios vermelhos e um rabo de cavalo loiro. Pormenores que faziam lembrar as tendências da década e o glamour de estrelas como Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe.
Esta figura de plástico - com cerca de 11 centímetros e pernas esguias - "foi a primeira boneca produzida em massa, nos Estados Unidos, com características adultas", segundo a History, rede de televisão americana. Cada uma custava três dólares e, no total, foram vendidas, no primeiro ano, cerca de 300 mil unidades
Caso não saiba, a Barbie foi criada por Ruth Handler, cofundadora (com o seu marido Elliot) da empresa de brinquedos Mattel Inc. Inspirando-se na sua filha entendeu rapidamente que nenhum brinquedo permitia que as raparigas imaginassem o futuro. Já o desenho da boneca tinha como base outro brinquedo do género - chamada Bild Lilli - inspirado numa personagem de banda desenhada alemã.
Leia Também: O visual 'encantado' de Margot Robbie inspirado em Barbie dos anos 1960
Carreiras da Barbie
Com o objetivo de inspirar e motivar as crianças, ao longo dos anos, a Barbie teve mais de 250 carreiras. Aliás, "visitou" a lua em 1965, e sim, quatro anos antes de Neil Armstrong. Desde então, já foi de tudo um pouco, desde médica a paleontóloga, realçando-se ainda carreiras como estrela de rock e engenheira informática. Por exemplo, em 1992, foi lançada a primeira Barbie presidente, edição que já se repetiu cerca de sete vezes.
Barbie e amigos
Claro, é impossível falar da Barbie sem mencionar o seu companheiro de longa data, o querido e muito versátil Ken. Foi lançado em 1961. Ken Carson - nome completo do boneco - foi batizado com o nome do filho de Ruth Handler.
Mais tarde, com o objetivo de contrariar as críticas de que a Barbie era apenas um símbolo sexual, explica a rede de televisão, foi criada uma melhor amiga para a boneca, chamava-se Midge Hadley e "nasceu" em 1963. Depois, um ano mais tarde, lançaram uma irmã mais nova: Skipper Roberts.
Depois, em 1967, foi lançada a primeira Barbie que recriava uma celebridade, a escolhida foi a supermodelo britânica Twiggy. Cher, Audrey Hepburn e Diana Ross, assim como muitas outras estrelas, viram a sua imagem recriada em formato de boneca. Também entraram algumas celebridades portuguesas na lista, mas falámos disso mais tarde.
Leia Também: Entre no mundo 'Barbie' de Margot Robbie! Os visuais icónicos da atriz
Já tinham sido apresentadas algumas bonecas afro-americanas na coleção da Barbie. É o caso da Christie disponibilizada em 1968. Só foi, no entanto, lançada uma Barbie afro-americana oficialmente, assim como uma latina, em 1980. Entretanto já foram criadas dezenas de bonecas internacionais.
Em 2012 foi criada a Ella, uma Barbie sem cabelo, cujo objetivo era representar as meninas com cancro. Foi uma edição limitada, distribuída em hospitais, inicialmente, e em 2014 chegou ao mercado.
2016 chegou e foi lançada a coleção Barbie Fashionistas. Foi "uma forma de responder às críticas de longa data de que as bonecas não refletiam com exatidão a diversidade da mulher moderna". Estavam disponíveis em quatro tipos de corpo, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de cabelo.
"Hoje, é possível encontrar entre as bonecas Fashionistas, Barbies em cadeira de rodas, com uma perna biónica, sem cabelo, com vitiligo, com albinismo, aparelhos de audição, entre outras características de mulheres reais, a fim de consciencializar as crianças a aceitar a diferença e de promover a inclusão social", explica Celine Ricaud - diretora de marketing e meios digitais na Mattel Iberia - em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. Recentemente, este ano, foi lançada uma boneca que representa as crianças e adultos com Trissomia 21.
Já em 2018, a Mattel lançou a linha de 'Mulheres Inspiradoras' onde foram representadas Amelia Earhart, Frida Kahlo e Katherine Johnson. Ao longo dos anos foram adicionadas outras figuras.
Leia Também: Antestreia de 'Barbie'. O dia em que o cor-de-rosa invadiu Los Angeles
Barbie em Portugal
Então, Celine Ricaud, explica que a boneca surgiu no mercado português no 25.º aniversário da Barbie a nível global, mais especificamente, em 1984. Ao longo dos anos, os artigos mais populares têm vindo a ser os acessórios da Barbie, como as casas e carros, explica a diretora de marketing.
Mas, normalmente, as "bonecas mais relevantes e que têm mais sucesso estão sempre alinhadas com as tendências ou com os acontecimentos importantes nesse ano". Por exemplo, a lista de Barbies mais populares, em Portugal, inclui modelos como "a Barbie Doces Palavras - que falava em português em 1993 - a Barbie Expo 98 e a Barbie Jogos Olímpicos, no ano 2000, vestida com o equipamento de Portugal".
Atualmente, "ressalva-se o segmento da linha Reveal - onde se inserem as Barbies Color Reveal e Cutie Reveal - que exploram diferentes padrões de brincadeira com mais surpresas e uma experiência mais sensorial".
Além disto, "têm sido homenageadas várias mulheres portuguesas que representam exemplos para as gerações de meninas", acrescenta. Em 2018 foi lançada uma Barbie da artista Joana Vasconcelos, da atleta profissional Telma Monteiro e da cantora Marisa.
"Já em 2021, foi desenvolvido o projeto 'Meninas na Ciência' powered by Barbie, com a Dra. Elvira Fortunato, que ofereceu uma bolsa de estudo no valor de 3.000€, possibilitando a uma jovem estudante perseguir o seu sonho de integrar uma área de STEM".
Leia Também: Rosa e purpurinas para todos! Zara lança coleção inspirada na 'Barbie'