Hábitos que estão a impedi-lo de dormir a noite inteira
É muito possível que fique surpreendido com alguns.
© Shutterstock
Lifestyle Sono
Anda a dormir mal? Não sabe o faz com que isto aconteça? É muito possível que o problema esteja nos seus hábitos. Quais? Karan Rajan, médico e criador de conteúdos no TikTok, citado no Mirror, enumerou alguns comportamentos que têm impacto no sono e muitos não sabem.
Leia Também: Acabe de vez com as insónias com a ajuda destas seis dicas infalíveis
1- Comer antes de ir dormir
Segundo o médico, "são necessários 90 minutos para que 50% do estômago se esvazie no intestino delgado, por isso, quanto mais cheio estiver o estômago, maiores são as probabilidades de refluxo ácido", algo que tem impacto no sono.
2- Beber muita água antes de ir para a cama
Enquanto dorme o corpo aumenta a produção da hormona ADH. Isto "retém a água e suprime a necessidade de urinar". Quando bebemos muita água durante a noite estamos a suprimir a produção da hormona, ou seja, "urinamos mais e acordamos mais, o que estraga o nosso sono".
Leia Também: Será que dormir de meias melhora a qualidade do sono?
3- Está demasiado confortável no quarto
Sim, leu bem! Ter o quarto muito quente durante a noite prejudica o ciclo natural do sono. Deve estar fresco já que assim a produção de melatonina - hormona do sono - aumenta.
4- Bebeu demasiado álcool
"O álcool altera o sono REM" - ciclo do sono em que temos sonhos - explica o médico. Mais especificamente, em alguns casos, "o álcool faz-nos adormecer rapidamente, levando-nos a permanecer mais tempo na primeira fase do sono REM". Tudo isto desequilibra o ciclo do sono e faz com que acorde múltiplas vezes durante a noite.
5- Ingerir cafeína antes de ir para a cama
De acordo com o médico, a cafeína tem a capacidade de bloquear um neurotransmissor chamado adenosina, uma das moléculas responsáveis pelo cansaço. Ou seja, "a cafeína não o torna mais alerta", mas faz com que esteja menos sonolento, impedindo "a acumulação da molécula do sono".
Leia Também: As gomas (docinhas) que prometem um sono reparador de oito horas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com