A falta de cobalamina (vitamina B12), essencial para o bom funcionamento do organismo e que tantas preocupações dá aos vegetarianos, pode provocar sintomas muito subtis. Não confunda.
A longo prazo, a carência desta vitamina, cujas principais fontes são a carne, peixe, ovos, o leite e seus derivados, pode causar danos nos nervos, insuficiência cardíaca e até cancro do estômago. Como tal, deve estar atento a quaisquer sinais de alerta. "Dois dos primeiros sintomas de carência de vitamina B12 são a fadiga e o formigueiro nas mãos ou nos pés", afirma Claire Lynch, dietista da Plant Based Health Professionals, em entrevista ao Daily Express.
Leia Também: Está a roer as unhas enquanto lê isto? Esta dica vai ajudá-lo a parar
A fadiga também é comum. A vitamina B12 contribui para a formação adequada dos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigénio para todo o corpo, pelo que a sua falta provoca fadiga. "É a chamada anemia megaloblástica", explica.
Respiração rápida ou falta de ar, dores de cabeça, indigestão, perda de apetite, palpitações, problemas de visão, sensação de fraqueza, diarreia, língua dorida ou vermelha, por vezes com úlceras na boca, assim como problemas de memória, de compreensão e de raciocínio são outros sintomas que devem preocupá-lo.
Leia Também: Vá ao médico. Este sintoma é comum em pessoas com cancro do rim
"A importância da vitamina B12 reside no facto de ser essencial e imprescindível para a hematopoiese, isto é, para a síntese dos elementos figurados do sangue e suas funções e para o normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico", pode ler-se no portal do grupo Lusíadas. Além disso, "desempenhará, ao que se pensa atualmente, um papel importante para a normal densidade óssea".
Ainda que sejam raros, há casos em que a carência de vitamina B12 pode ser fatal. "Regista-se principalmente em demências ou paraplegias por défice de vitamina B12 e tanto de forma direta, como acontece em qualquer demência, como indireta, pelas complicações que ambas as situações acarretam, como imobilidade, úlceras de pressão, infeções."
Leia Também: 'Assassino silencioso' vê-se no rosto? Jamais ignore este sintoma