Passa a noite a comer snacks? Temos más notícias. Foi disponibilizado um novo estudo, onde se concluiu que os indivíduos que comem snacks depois das 21h00, registaram picos de açúcar no sangue significativos. Além disso, entre o grupo que comeu mais tarde as concentrações de gordura no sangue eram mais elevadas, explicam os investigadores, citados no The Independent.
Descobertas muito importantes já que estes níveis elevados aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas. "Isto pode significar que, universalmente, petiscar ao fim da tarde e interromper a janela de jejum noturno é prejudicial para a saúde", explica Kate Bermingham, líder do estudo.
Leia Também: Sim, a diabetes também se manifesta no hálito. Sabia?
Aliás, os investigadores também descobriram que o consumo de alimentos de maior qualidade - "descritos como alimentos que contêm quantidades significativas de nutrientes" - foi associado a melhores respostas corporais. Por isso, afirmam que o fator mais importante é a qualidade dos snacks, claro, e não a frequência ou quantidade. Dizem ainda que alimentos como fruta ou vegetais resultaram tinham o impacto mais positivo.
Trata-se de uma investigação da King’s College London, no Reino Unido, onde foram analisados os dados de mil indivíduos que fizeram parte do estudo ZOE Predict e todos mantiveram um diário alimentar e usaram monitores de açúcar no sangue.
Leia Também: Diabetes. Novo tratamento pode acabar com injeções diárias de insulina