Serão manchas solares ou algo mais grave, como cancro da pele?

Perceba as diferenças.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
31/07/2023 08:17 ‧ 31/07/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Nesta altura do verão, é provável que apareçam manchas solares em várias partes do corpo devido à exposição solar. Em alguns casos, podem parecer mais preocupantes do que outras. Será, por isso, motivo de preocupação? Será que pode ser algo mais grave como melanoma, um tipo de cancro de pele?

O 'website' Good Housekeeping falou com alguns médicos para mostrar a diferença entre as manchas solares e o possível cancro. O médico Whitney A. High refere que uma mancha solar não é, por si, um risco à saúde. Uma mancha maior do que um a dois centímetros tem uma maior probabilidade se tornar um melanoma.

Leia Também: Tem manchas de pele seca na cara? Eis as justificações mais comuns

"A boa notícia é que isso não acontece repentinamente. Alguns especialistas afirmam que pode levar entre 30 a 50 anos para que sinal maligno se desenvolva completamente", continua o médico.

Contudo, é necessário estar atento às manchas que tem. "As manchas solares têm um contorno mais suave", conta a professora de dermatologia Heather D. Rogers. 

"O melanoma tem bordas irregulares. Outra maneira de dizer a diferença é a cor. As manchas solares ficam mais escuras no verão, à medida que são expostas ao sol, e mais claras durante o inverno", continua.

As manchas solares nunca serão pretas, no entanto, o melanoma pode ser. Na verdade, 95% dos melanomas são escuros, enquanto as manchas solares serão mais escuras do que a pele normal, mas permanecerão dentro do tom da pele”, diz Heather D. Rogers.

Aconselham sempre que seja visto por um especialista nos casos em que terá mais dúvidas sobre o que possa ter na pele.

Leia Também: Nada de desperdiçar o leite fora do prazo. Ainda pode ser muito útil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas