Com o verão em pleno auge, os nossos dias são mais longos e com mais ação do que nunca, trazendo com eles muitas oportunidades para comermos e bebermos durante o dia. No entanto, "os nossos hábitos de sono podem ser perturbados pelos dias mais longos e pela refeições tardias", afirmam os especialistas em sono da Emma - The Sleep Company, que revelam, em comunicado, os ingredientes 'secretos' dos alimentos indutores do sono: triptofano, serotonina e melatonina.
O triptofano é "um aminoácido essencial que é necessário para produzir serotonina e melatonina". Já a serotonina é "o neuromodulador principal que sustenta diversas funções fisiológicas, como regulação do humor, modulação do ciclo do sono, controlo do apetite, controlo da ansiedade, processos digestivos e expressão do desejo sexual". "Ao mesmo tempo, influencia a qualidade do sono ao lado de outro neurotransmissor, a dopamina, e é fundamental na biossíntese da melatonina."
Leia Também: O seu mal é sono! Sabe porque é tão importante dormir? Olhe que não
A melatonina, uma hormona endógena, "funciona predominantemente na moderação dos nossos ritmos circadianos". "Apesar de ser sintetizado naturalmente no nosso organismo, pode ser tomado como suplemento para combater os distúrbios do sono", lê-se na mesma nota de imprensa.
Embora os especialistas em sono da Emma não recomendem comer muito perto da hora de dormir, "incluir alimentos com triptofano na sua dieta pode ajudá-lo a ter uma ótima noite de sono". Com isso em mente, Theresa Schnorbach, especialista em sono e psicóloga da Emma - The Sleep Company, enumerou uma lista dos oito principais alimentos indutores do sono para experimentar neste verão:
Leia Também: Oito trocas alimentares para emagrecer antes do verão (sem passar fome!)
- Amêndoas são excelentes para gerar melatonina;
- Farinha de aveia gera melatonina e é rica em carboidratos, induzindo sonolência quando ingerida antes de dormir;
- Produtos lácteos como queijo e leite são ricos em triptofano;
- As bananas também são ricas em triptofano - coloque-as, por exemplo, em papas de aveia com bastante leite;
- Os kiwis são ricos em carotenóides e vitamina C, ambos responsáveis por gerar serotonina;
- O peru é rico em triptofano, apesar de não ser aconselhável comer muita proteína antes de dormir;
- O salmão é rico em vitamina D e ácidos gordos ómega-3, que levam ao aumento da produção de serotonina no seu corpo;
- O arroz branco tem um alto índice glicêmico. Comê-lo pelo menos uma hora antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Leia Também: Cuidado. Se faz parte deste grupo de pessoas, evite este medicamento