E se lhe disséssemos que um extrato feito a partir de sementes de uva do género vitis vinifera, conhecido por ser a origem dos vinhos Cabernet Sauvignon e Chardonnay, pode ser uma alternativa eficaz contra as varizes? Sim, leu bem. Um grupo de investigadores desenvolveu um medicamento feito à base da substância, que entrou na fase 4 dos testes clínicos nos Estados Unidos.
Leia Também: Oito trocas alimentares para emagrecer antes do verão (sem passar fome!)
O fármaco será testado na pele de 200 pessoas, com idades entre os 19 e 80 anos, ao longo dos próximos dois anos. Desenvolvido pela Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, o extrato de semente de uva é rico em proantocianidinas.
Este composto de origem vegetal pode estar associado a várias vantagens para a saúde. Anteriormente, já se mostrou capaz de reduzir o inchaço das pernas de mulheres saudáveis em testes realizados com 23 voluntárias.
Leia Também: É desta! Como acabar com a barriga inchada, segundo uma nutricionista
Os cientistas acreditam que a substância da uva é capaz de estimular o fluxo de sangue na área onde esta é aplicada. Resultado: melhora a circulação local e diminui a dor característica das varizes. Quando usada duas vezes por dia, aumenta o fluxo sanguíneo e alivia o desconforto da retenção de sangue. Ainda assim, esta melhoria foi observada em conjunto com alterações no estilo de vida das participantes.
Além dos benefícios para a circulação, estudos anteriores comprovaram a capacidade deste extrato de sementes na cicatrização de feridas, no aumento da força óssea e na redução das hipóteses de pressão alta.
Leia Também: Não 'prega olho'? Estes alimentos ajudam a ter um sono reparador