Subir escadas, carregar sacos do supermercado e outras atividades físicas com a duração de, pelo menos, quatro minutos podem ajudar a diminuir em 32% o risco de cancro, segundo um estudo publicado, recentemente, na revista científica JAMA Oncology.
Leia Também: Dia Mundial do Cancro do Pulmão. "Esta doença não é sentença de morte"
A investigação, realizada por médicos australianos, contou com a participação de 22 mil pessoas sedentárias. Os participantes usaram pulseiras inteligentes durante sete anos para monitorizar os fatores de risco de cancro, especialmente aqueles que estão relacionados com o sedentarismo. Entre os 22 mil participantes, 2,3 mil foram diagnosticados com a doença durante o estudo e cerca de mil casos apresentaram tumores que poderiam ter sido evitados com a prática regular de atividade física.
"Ficou claro que aumentar a intensidade das tarefas diárias para apenas quatro a cinco minutos por dia, feitas em intervalos curtos, mas intensos, de cerca de um minuto cada, está associado a uma redução geral no risco de tumores em até 18% - o número cresce para até 32% quando são considerados apenas os tipos de cancro ligados à atividade física, afirma o médico Emmanuel Stamatakis, principal autor do estudo, ao portal da Universidade de Sidney, na Austrália.
Leia Também: Bebida que todos temos em casa ajuda a baixar níveis de açúcar no sangue