É daquelas pessoas que não resiste às mesas fartas do buffet dos hotéis, a abarrotar de charcutaria e queijos, fruta fresca, iogurtes, cereais, pães e croissants, pratos quentes e, por vezes, até sushi. Adivinhámos, não foi? Mas será que é tudo saudável?
Pois bem, não precisa de sair de estômago vazio, mas deve ter alguns cuidados antes de desatar a desfrutar à grande. Eis os alimentos que, segundo especialistas, deve evitar no buffet dos hotéis, pela sua saúde...
Leia Também: A caixa dos ovos não serve para nada? Não vá nessa conversa
1- Carne e peixe crus
Em declarações ao jornal Metrópoles, a nutricionista Vanessa Rissetto afirma que o consumo de carne e peixe crus são de evitar quando estamos de viagem. Isto porque "não conseguimos saber de onde vieram esse alimentos, há quanto tempo e como foram manuseados", esclarece.
Já ao portal Huffpost, a nutricionista Leah Silberman aproveitou para enumerar alguns alimentos 'vilões': tártaro, sushi, ceviche, carnes, peixes ou marisco crus. A especialista lembra que, se forem mal cozinhados, aumentam o risco de contaminação por bactérias, parasitas ou vírus com sérias consequências para a saúde.
2- Água da torneira
Aceda ao portal do Centers for Disease Control and Prevention, assinale o país para onde irá viajar e descubra se a água é própria para consumo. Ainda assim, os nutricionistas recomendam que evitemos beber água da torneira, assim como bebidas com gelo.
O especialista em segurança alimentar Mitzi Baum aponta ainda que os problemas intestinais são algumas das queixas mais comuns entre turistas que bebem água contaminada.
Leia Também: O popular alimento que pode (e deve) usar para manter o cabelo bonito
3- Fruta e vegetais frescos
A nutricionista Vanessa Rissetto alerta que fruta e vegetais frescos tendem a ser contaminados com germes se estiverem 'parados' por algum tempo. Como tal, o ideal é optar por alimentos que possam ser descascados e que tenham casca grossa, como as bananas, laranjas e abacates. A evitar? Framboesas.
4- Laticínios
Cremes, leite, maionese, molhos e sobremesas, como mousses, à temperatura ambiente? Dispense-os. A nutricionista Leah Silberman sublinha que laticínios pasteurizados são seguros. Todavia, alguns alimentos derivados de leite constituem uma ameaça para a saúde se não forem pasteurizados. É o caso do gelado, do queijo e iogurte. "Contêm germes perigosos, como listeria, salmonela ou E. coli."
Leia Também: Perigo! Nunca mais coloque isto no micro-ondas (é péssimo para a saúde)