A fitoterapia é a prática terapêutica que utiliza as propriedades medicinais das plantas para promover a gestão do bem-estar. "Sendo uma abordagem que tem sido utilizada ao longo de várias gerações, em diferentes culturas e em redor do mundo, atualmente continua a ser uma forma importante de cuidados de saúde", segundo um comunicado do espaço Siendo - art of BEING, Medicina Integrativa.
Leia Também: Feng shui. Nove plantas que trazem natureza, amor e sorte para casa
Assim, a utilização das plantas, "seja através da ingestão de alimentos, dos seus óleos essenciais ou das suas tinturas, fornece-nos uma fonte potente de nutrientes emocionais", continua.
Por tratar-se de uma realidade desconhecida por grande parte da população, Margaret Rosania, fundadora e diretora do espaço Siendo - art of BEING, Medicina Integrativa, acredita ser importante esclarecer "a ligação que as plantas têm com o nosso cérebro límbico". "Permite-lhes apoiar o acesso à nossa memória ancestral de autocuidado, auto nutrição e cura - competência fundamental para a preservação emocional devido à constante adaptação da nossa mente e corpo ao ambiente que nos rodeia, produzindo, por vezes, uma quantidade excessiva de estímulos, que o nosso cérebro codifica como stress", afirma.
Leia Também: Covid longa. Preste atenção a este sintoma raro e alarmante nas pernas
Além disso, "pode ainda ser uma fonte de prevenção de doenças, ajudando a fortalecer o sistema imunitário, promover a saúde geral e reduzir a incidência de certas condições, como infeções, visto que muitas plantas medicinais têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas". É por essa razão que muitos medicamentos têm origem em substâncias encontradas nas plantas. Na verdade, "estima-se que mais de 25% dos medicamentos utilizados atualmente derivam de produtos naturais e, por isso, a fitoterapia pode ser uma fonte valiosa para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias, bem como um complemento aos mesmos".
Margaret acrescenta: "Como aromaterapeuta clínica e terapeuta registada em Londres dos florais de Bach, a minha intenção é identificar qual é o estado emocional atual de um paciente e selecionar as plantas e o meio de aplicação necessário das mesmas para auxiliar o ser a obter um estado de equilíbrio - livre de ideias precondicionadas ou memórias passadas, permitindo assim alcançar a possibilidade de criar uma nova realidade, um estado harmonioso de ser e estar".
Leia Também: Ansiedade nas férias? Siga estas nove dicas para um descanso merecido