Os abdominais são um dos exercícios mais procurados em todo o mundo. Faz quase sempre parte dos treinos em ginásios ou em casa. Ainda assim, deve ser executado da forma correta, tudo para evitar lesões nas costas.
Segundo o 'website' Mundo Deportivo, é a zona inferior das costas que mais sofre com este exercício. Quando é mal executado causa pressão e tensão nesta área. Se esta zona ficar numa tensão constante, pode causar outro tipo de problemas.
Leia Também: Estes homens podem estar menos vulneráveis a nove tipos de cancro
Abdominais mal executados podem levar a dores, mas também a dificuldade em andar, sentar e até dormir. Em casos mais graves, a recuperação poderá ser mais longa do que previa.
O melhor é seguir alguns passos para evitar que os faça da forma incorreta. O 'website' explica que deve começar por um aquecimento. Desde uma caminhada leve até alongamentos.
A posição inicial deverá ser deitado no chão com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. As mãos ficam a trás da cabeça ou cruzadas à frente do peito. As costas devem estar totalmente em contacto com o solo.
Levante ligeiramente a parte superior do corpo do chão, mantenha as costas retas e contraia a zona abdominal. Não se levante totalmente, mas curve o troco em direção aos joelhos.
Ao atingir a posição de esforço máximo, mantenha a postura durante uns segundos e o abdómen contraído. Baixe depois até à posição inicial lentamente. Faça várias repetições, dependendo do seu nível de condicionamento físico.
Leia Também: Mantenha a coluna saudável (e sem dores) com a ajuda destes exercícios