Se continua a acreditar que a laranja é a fruta com mais vitamina C, desengane-se. Acredite ou não, "algumas variedades de acerola chegam a ter vinte vezes mais vitamina C em comparação com a laranja e o limão", disse a nutricionista Thaiz Brito ao jornal Metrópoles.
A especialista lembra que, pela sua riqueza em nutrientes, como fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selénio, vitamina A e antioxidantes (flavonóides e carotenoides), a acerola pode uma grande aliada contra doenças cardiovasculares. Além disso, aumenta a imunidade, pelo que ajuda a evitar constipações e gripes. Também controla os níveis de colesterol, ajuda a manter a saúde da tiroide, auxilia na absorção de ferro e até retarda o envelhecimento precoce.
Leia Também: Erros atrás de erros. O número na balança não baixa enquanto fizer isto
A melhor forma de consumir esta fruta é ao natural. Mas também pode inclui-la em sumos, batidos, gelados e receitas 'fit'.
Ainda assim, Thaiz Brito apela para que não sejam cometidos excessos. "Por tratar-se de uma fruta cítrica, o seu consumo excessivo pode causar dor no estômago e até aumentar a acidez na boca, que está associado ao aparecimento de aftas e danos na saúde dental."
Acrescenta ainda que, "por 100 gramas de acerola, há 1505 miligramas de vitamina C e apenas 30 calorias. Esta quantidade satisfaz as necessidades diárias de vitamina C" do ser humano.
Leia Também: Cuidado! Não acredite neste mito descabido sobre fruta