Quase toda a gente sabe que uma alimentação saudável inclui frutas, vegetais e exclui, claro, alimentos com muitas -gorduras saturadas ou açúcares adicionados. Precisa de umas dicas muito simples? Então, recentemente, a Newsweek fez um levantamento de alguns conselhos e todos foram, em algum momento, comprovados pela ciência.
1- Coma mais refeições caseiras
Sim, cozinhar em casa ajuda a garantir que faz uma alimentação mais saudável, mas os cientistas ainda não descobriram a razão específica.
Leia Também: Quer emagrecer e reduzir a tensão arterial? Comer isto mais vezes ajuda
2- Coma mais vegetais, fruta e cereais
São alimentos ricos em nutrientes importantes e saciantes. Ou seja, ajudam a reduzir a tentação de comer alimentos menos saudáveis como guloseimas e outros doces e, claro, salgados. É ainda importante mencionar que estes alimentos não causam picos nos níveis de açúcar no sangue.
3- Tenha em atenção as calorias
Sim, infelizmente, a grande maioria dos especialistas insiste na importância disto e relembra que os indivíduos que consomem mais calorias, e que não as gastam com a atividade física, têm mais dificuldades em controlar o peso.
4- Desconfie de dietas extravagantes ou extremas
Evite todas as dietas que envolvem o aumento de certos alimentos ou a limitação de outros. Quase ninguém as consegue manter ao longo do tempo e, algumas dietas extremas, como as 'limpezas' apenas com líquidos, têm consequências perigosas.
Leia Também: Está a ficar com gordura na zona da barriga e a culpa é destas frutas
5- Limite o consumo de carne vermelha e/ou processada
Infelizmente, este tipo de carne tem, normalmente, imensas gorduras saturadas e as carnes frias embaladas, incluindo as aves, contêm sal, açúcar e gordura adicionados.
6- Concentre-se nos hábitos, no estilo de vida e não apenas na força de vontade
Fazer uma dieta que o deixa com fome, ou com desejos de certos alimentos, tem, muitas vezes, o efeito desejado, mas a longo prazo o mais provável é que o peso perdido volte. É melhor fazer pequenas mudanças fáceis de adicionar na rotina diária.
Leia Também: Seis trocas alimentares desnecessárias, segundo uma nutricionista