Com o passar dos anos, é normal que venha a reparar que irá acordar naturalmente mais cedo do que antes. Segundo Cindy Lustig, professora de psicologia na Universidade de Michigan, este é um processo natural do envelhecimento.
"Como a maioria das coisas que mudam com a idade, não há apenas uma razão e estão todas interligadas", explica ao 'website' BuzzFeed. Revela que tal como outros aspetos da saúde física e mental, o cérebro torna-se menos responsivo à medida que envelhece.
Leia Também: Melhore a memória e fortaleça o cérebro com estas proteínas
"Para uma pessoa mais jovem, a hora do jantar pode ajudar o cérebro a entender que a hora de dormir é daqui a algumas horas. Para alguém mais velho, essa conexão pode não acontecer", continua Sairam Parthasarathy, do Center for Sleep and Circadian Sciences na University of Arizona Health Sciences, nos Estados Unidos.
Esta falta de capacidade de perceber os sinais do tempo é o que leva as pessoas mais velhas a ficar mais cansadas antes dos filhos ou do netos. Dessa forma, acabam por acordar mais cedo do que outras pessoas com menor idade.
"Uma das razões parecem ser as mudanças na visão que acompanham a idade e reduzem a intensidade do grau de estimulação luminosa que o cérebro recebe", continua Cindy Lustig.
Alguns problemas de visão, como é o caso das cataratas, podem fazer com que a luz não entre da mesma forma nos olhos, o que leva a diferentes percepções por parte do cérebro.
Leia Também: Adote estes hábitos o mais cedo possível e proteja o seu cérebro