Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicado na revista Neuroscience News, revela que perder peso quando se é mais velho pode diminuir as hipóteses de viver mais anos. Pelo contrário, manter o peso estável é o ideal.
A investigação vem a contrariar algumas teorias que referem o facto de emagrecer ser benéfico para a saúde. Neste caso, numa idade acima dos 60 anos, pode ser mais vantajoso manter o peso.
Leia Também: Deseja perder peso? Eis quatro coisas de que (quase) ninguém fala
O estudo aponta que se o peso for mantido aumenta até duas vezes as probabilidades de chegar aos 90 anos. Por outro lado, "aqueles que perderem 5% ou mais de peso apresentam 51% menos probabilidades de alcançar uma 'longevidade excepcional', ou seja viver depois dos 90 anos”, revelam os especialistas.
A investigação apela a que sejam seguidas as indicações dos médicos, uma vez que cada caso é um caso e podem existir algumas patologias associadas que obriguem a alguma dieta, por exemplo.
O estudo foi feito com base na análise de mais de 54 mil mulheres. Perto de 30 mil, tinha mais de 90 anos. Revelam que quem perdeu peso de forma involuntária tinha menos hipóteses de chegar a esta idade.
Leia Também: A última moda para perder peso inclui um superalimento pouco conhecido