Claro, os cães não falam, mas através de sinais, e ações, oferecem indicações. Por exemplo, existe um sinal discreto os cães manifestam quando sentem ansiedade ou medo e chama-se "olho de baleia". Stanley Coren, um psicólogo, explicou tudo no 'website' Psychology Today.
Aliás, segundo o especialista, isto acontece quando um cão mostrar a parte branca dos olhos. Menciona ainda que o sinal mais comum de ansiedade revela-se "quando o cão vira a cabeça para longe do que o está a incomodar e, muitas vezes, fechando também os olhos".
Leia Também: O seu cão anda sempre 'colado' a si? Eis os motivos
Outro sinal manifesta-se quando os cães baixam as orelhas ou encostadas ao lado da cabeça. "Lamber os lábios ou, em alguns casos, o rosto de uma pessoa também podem ser sinais de ansiedade, assim como bocejar ou levantar uma pata", acrescenta.
Quando isto acontece não tente abraçar o seu cão. É muito provável que os níveis de stress fiquem ainda mais elevados e, na maioria das vezes, o animal responde com mordidelas. Isto acontece porque m situações de perigo os cães querem fugir e quando alguém os abraça não conseguem.
Leia Também: Sabe identificar sintomas de anorexia em cães? Esteja atento a isto