Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que beber diariamente um copo de sumo de fruta, sem adição de açúcar, ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão, de enfarte do miocárdio e de acidente vascular cerebral.
O estudo, divulgado na revista Plos One, revela que os especialistas analisaram dados de 93 estudos, anteriormente publicados, sobre a relação entre 12 alimentos ricos em açúcar e a hipertensão. Os investigadores de Toronto concluíram que o consumo moderado desta bebida (de 50 mililitros a 150 mililitros) provocou reduções relevantes na pressão arterial dos participantes.
Leia Também: A dieta não é tudo. Esta bebida tão comum pode ajudá-lo a emagrecer
Os pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que o consumo diário moderado de suco de frutas – de 50ml a 150ml – sem a adição de açúcar provocou reduções importantes na pressão arterial dos participantes. Houve uma diminuição média de 3,7 mmHg na pressão arterial sistólica (o valor durante a contração do coração). Comer a fruta inteira provocou benefícios ainda mais relevantes. Por outro lado, as pessoas que costumavam ingerir bebidas com adição de açúcar, como refrigerantes, apresentavam um aumento médio de 6,9 mmHg na pressão arterial sistólica.
Os autores do estudo acreditam que o efeito do sumo deve-se, provavelmente, aos nutrientes e biocompostos presentes nas frutas. "As evidências disponíveis fornecem uma boa indicação de que o consumo de frutas e sumos 100% naturais em doses baixas levam a pequenas reduções importantes na pressão arterial", afirma o principal autor da investigação, o professor John Sievenpiper.
Leia Também: Basta de dietas 'ioiô'. Como emagrecer com tempo (e sem frustação!)