Falta de ar, tosse persistente, chiado, fadiga, dor no peito ou no ombro? Todos estes sintomas são comuns em doentes com asbestose, uma doença pulmonar grave e sem cura que é causada pela inalação de pó de asbestos (amianto), um produto cancerígeno. Em casos mais graves, as pontas dos dedos podem inchar, aponta a Cancer Research UK.
De acordo com esta associação britânica sem fins lucrativos de luta contra o cancro, citada pelo jornal Daily Express, isto ocorre normalmente na parte superior dos dedos dos membros superiores. Todavia, também pode afetar os dedos dos pés.
Leia Também: Provavelmente tem em casa três dos medicamentos mais perigosos
A Cancer Research UK alerta, no entanto, que os sintomas da doença podem demorar 20 a 30 anos a surgir. Como tal, se tiver estado exposto a amianto, deve consultar um médico. O tratamento da doença pode incluir desde reabilitação pulmonar a oxigenoterapia. Podem também ser usado um inalador para facilitar a respiração, se os sintomas apresentados forem ligeiros.
Em alguns casos, a exposição ao amianto pode causar mesotelioma, um tipo de cancro que se desenvolve no revestimento que cobre a superfície exterior de alguns órgãos do corpo.
Leia Também: Os sinais de demência que surgem até 14 anos antes do diagnóstico