Ao longo dos últimos dias, mais especificamente, entre 14 e 19 de setembro, o universo da moda esteve concentrado em Londres, no Reino Unido, onde aconteceu a Semana da Moda. Com um calendário recheado de marcas de luxo, assim como de designers emergentes, a capital inglesa acolheu múltiplos desfiles, onde foram apresentadas as propostas para a estação quente do próximo ano.
Leia Também: Sofia Ribeiro deslumbra na Semana da Moda de Milão
Esta edição do certame incluiu a segunda, e muito aguardada, apresentação de Daniel Lee como o novo diretor criativo da Burberry. O designer substituiu, em 2022, Riccardo Tisci.
Foram apresentadas propostas muito coloridas que conjugavam o clássico padrão da marca, assim como outros mais primaveris. Claro, a clássica gabardine apareceu na passarela, numa versão ligeiramente diferente e mais moderna.
Leia Também: Nuno Abelho mostra 25 anos de carreira na Semana da Moda de Londres
Simone Rocha e a sua marca homónima também estiveram em destaque com uma coleção que realiza os sonhos de muitas noivas e que transformou buquês de flores em vestidos. Pérolas, transparências e silhuetas volumosas marcaram os coordenados que desfilaram na passarela.
Já nos pés as modelos calçavam Crocs personalizadas com acessórios muito característicos da marca. Importa ainda mencionar que a designer será a próxima convidada de Jean-Paul Gautier na Semana de Moda de Alta Costura em Paris.
Leia Também: Intruso 'invade' Semana da Moda e desfila com touca e saco do lixo
Por falar em marcas homónimas, Jonathan Anderson e a sua JW Anderson invadiram a capital inglesa com surrealismo e muita criatividade. O designer, conhecido pelas suas propostas que desafiam a realidade, inspirou-se, em parte, na argila, o que se refletiu em peças como hoodies e calções.
Além disso, o criador brincou com as proporções e volumes, em peças como calças cargo e t-shirts, feitas em tecidos que fazem lembrar plástico e, além disto, incluiu alguns detalhes de alfaiataria na coleção.
Claro, muitas outras marcas apresentaram coleções, nomeadamente, Erdem, Molly Goddard, Richard Quinn e Emilia Wickstead. Agora, editores, influenciadores e 'buyers', as pessoas que determinam o que é vendido nas lojas, viajam para Milão, em Itália, onde a Semana da Moda acontece entre 19 e 25 de setembro. O calendário inclui apresentações de diferentes casas de luxo, como Prada, Fendi, Gucci, Moschino, Blue Marine e Bottega Veneta.
Leia Também: Oito lições de estilo que aprendemos com a Semana da Moda de Nova Iorque