Risco de demência é superior para pessoas com estas profissões

Esta é a principal conclusão de um novo estudo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/09/2023 08:53 ‧ 26/09/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Doenças neurodegenerativas

Um estudo realizado por uma equipa internacional de investigadores, alguns da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, associou cinco profissões com um risco superior declínio cognitivo e demência na velhice. Os resultados foram publicados na revista The Lancet Regional Health - Europa.

Após analisarem dados de mais de sete mil idosos da Noruega, com 70 anos ou mais, que trabalharam entre os 33 e os 65 anos, os cientistas concluíram que o risco de demência é maior para indivíduos que exerceram atividades físicas extenuantes como parte da sua rotina de trabalho. Entre as profissões de risco, encontram-se os auxiliares de enfermagem, vendedores, cuidadores, agricultores e pecuaristas. Por outro lado, quem trabalha nas áreas da engenharia, da administração e educação está em menor risco.

Estes empregos também foram associados a um maior risco de perda auditiva e de exposição à poluição, "o que pode afetar adversamente a cognição", explicam os investigadores.

Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças, como o Alzheimer - segundo a rede de saúde CUF, representa cerca de dois terços de todos os casos - que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. 

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo e prevê que este número possa chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Os sinais de demência que surgem até 14 anos antes do diagnóstico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas