André Santos: "Ter animais é a forma mais pura de amor incondicional"

É um dos veterinários mais famosos do Instagram e passa agora para o mundo da televisão com um programa no canal Casa e Cozinha. 'É Muita Estima, É!' estreia-se esta segunda-feira. O Lifestyle ao Minuto entrevistou o também agora apresentador André Santos.

Notícia

© Casa e Cozinha

Adriano Guerreiro
30/10/2023 08:50 ‧ 30/10/2023 por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Entrevista

Em casa de André Santos convivem uma cadela e um gato e "dão-se super bem". Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, o veterinário só aponta vantagens em ter animais de estimação em casa.

"Traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. É a forma mais pura e primária de amor incondicional. É verdadeiramente uma lição de como sermos amados", explica André Santos. No Instagram, o veterinário tem mais de 460 mil seguidores, sendo que as dicas que partilha nas redes sociais passam agora para a televisão. 

Esta segunda-feira, 30 de outubro, André Santos estreia-se no pequeno ecrã com o formato 'É Muita Estima, É!' no canal Casa e Cozinha. Serão programas curtos, mas com muitas dicas e sugestões sobre animais de estimação. "É um programa dinâmico, sucinto e acima de tudo um guia prático para todos os tutores e interessados em animais. Dá para adultos e crianças."

Desde a alimentação, passando pelas depressões, as férias ou a chegada de um bebé, são vários os temas que serão abordados.

Como foi aceitar este desafio e sair do mundo do Instagram?

Nada fácil. Aprendi a dar muito mais valor aos apresentadores. Seguir um guião, uma ordem de ideias, pensar e dizer o texto ao mesmo tempo não é uma tarefa nada fácil, pelo menos para mim.Acima de tudo, aquilo que pretendemos com os nossos animais é estimá-los da melhor forma

O que é que as pessoas podem esperar ao longo dos episódios?

Principalmente cuidados e dicas com os nossos animais de estimação. Desde os mais básicos em casa, como entretê-los ou estimular o enriquecimento ambiental em casa, até aos relacionados com saúde, como vacinas, desparasitação e como identificar sinais de doença. É um programa dinâmico, sucinto e acima de tudo um guia prático para todos os tutores e interessados em animais. Dá para adultos e crianças.

Notícias ao Minuto O veterinário André Santos tem mais de 460 mil seguidores no Instagram© Casa e Cozinha  

Porquê a escolha deste nome, 'É Muita Estima, É'?

Acima de tudo, aquilo que pretendemos com os nossos animais, é estimá-los da melhor forma. Apenas pretendemos ajudar com este processo. Desde o apresentador, ao realizador, ao técnico de som, todos partilhamos o mesmo gosto e amor por animais.

Qual é a importância de viver com um animal em casa?

Traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Tanto por baixar os níveis de stress e ansiedade, como por diminuir a incidência e prevalência de depressão na nossa sociedade. É a forma mais pura e primária de amor incondicional. É verdadeiramente uma lição de como sermos amados. Eu sou a prova viva desta experiência, tanto pela minha profissão que me permite observar diariamente este amor, como sendo tutor, em que sempre que chego a casa tenho uma cadela e um gato à minha espera.

Todas as pessoas podem ter um animal em casa?

Há sempre possibilidade de ter animais, independentemente do tipo de casa e do orçamento familiar. A escolha desse animal é que vai depender de fatores como orçamento, espaço para ele viver e a envolvência familiar em que se inserirá. Acima de tudo, temos sempre de ter tempo para eles e amor para dar.

Não sou muito apologista de animais de estimação como presente inesperado 

O que é que uma pessoa deve ter em conta quando decide ter um animal?

Deve incluir um orçamento mensal, ou anual, para os gastos com comida, veterinário e brinquedos. Deverá incluir qual o espaço físico para o animal de estimação: moradia ou apartamento. Por fim, deverá incluir sempre tempo para investir com os nossos animais, sejam eles cães, gatos, répteis...

Leia Também: Mesmo os mais atentos podem menosprezar estes sinais de tristeza em gatos

Que conselhos daria a quem vai ter um animal pela primeira vez?

Ter em conta que algumas rotinas poderão ter de ser adaptadas. No caso de cães ou gatos isso é mais notório, mas mesmo em caso de peixes de aquário ou répteis em terrário necessitam de alguns cuidados ou de alguém que cuide deles quando nos ausentamos ou vamos de férias.

É uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve?

Acho que a decisão em si deve ser leve, deve ser algo que queremos muito. Mas acarreta algumas responsabilidades e isso deve sempre ser discutido no seio familiar. Não sou muito apologista de animais de estimação como presente inesperado.

Pode ser uma grande despesa ao final do mês?

Quanto maior o animal, maior a despesa, principalmente em ração. A nível de cuidados veterinários poderá divergir se for necessária medicação, mas vacinas e alguns produtos são similares em diferentes tamanhos. Tendencialmente, peixes ou répteis podem ter custos mais baixos, mas nem sempre acontece. Depende sempre se estas espécies exigem maiores ou menores cuidados. Diria que cães são os que têm uma despesa relativamente maior, e exigem mais do nosso tempo e atenção.

Leia Também: É por este motivo que deve fazer massagens ao seu cão

Quem gostava de ter um animal, mas acha que tem pouco espaço, o que pode fazer?

Há vários tipos de animais de estimação. Mesmo em espaços pequenos, há raças de cães ou gatos que se podem adaptar bem. É uma situação que poderá ser discutida com o veterinário, ou é uma questão de verem esse episódio no programa.

Os animais, como os cães e gatos, também podem ter depressões? Como lidar com elas?

Podem, apesar de não serem simples de diagnosticar. Não o é em pessoas, menos será em animais. Em caso de suspeita, como falta de apetite, apatia, prostração ou um comportamento mais isolado ou diferente do habitual, deverá sempre ser visto por um médico veterinário e, em alguns casos, um médico com a especialidade de comportamento animal.

Há quem dê de tudo para comer aos seus animais. É a decisão correta ou é melhor optar por uma dieta, dar ração e seguir as indicações de um veterinário?

As indicações do veterinário são sempre cruciais, nós vamos querer sempre ajudar e apelar aos melhores cuidados. Com isto não quer dizer que as rações de topo serão mais caras, nem sempre isso acontece. E há dietas com alimentos cozinhados que podem ser dados, sendo que devemos ter a noção que uma dieta à base de arroz com frango eternamente, torna-se muito pobre nutricionalmente. As rações vão garantir que, com aquela porção, estamos a dar os macro e micronutrientes de que os nossos animais precisam. É um assunto vasto e complexo e neste ponto os conselhos veterinários podem ter um impacto importante na saúde do seu animal.

Já presenciei situações de luto por tutores com peixes ou pássaros devastadoras

Por vezes, fala-se apenas em cães ou gatos, mas existem muitos mais animais que se podem ter, como peixes ou pássaros. A relação que se cria, nestes casos, é idêntica?

De forma muito direta, sim. Por vezes torna-se difícil acreditar que estes animais criam ligações fortes com os seus donos, mas eu próprio já presenciei situações de luto por tutores com peixes ou pássaros devastadoras, que demonstram a ligação e conexão que estas pessoas tinham com os seus animais. É a prova viva que qualquer pessoa poderá estabelecer uma ligação forte com qualquer animal e isso é bonito.

Comprar ou adotar, o que acredita ser a melhor decisão?

Adotar. Nada contra quem compra, pois cães ou gatos de 'raça' geralmente só comprando, mas há tantos animais a precisar de um lar, com histórias difíceis e com tanto amor para dar, que vejo-me a salientar a importância de adotar. Estes animais conseguem amar como qualquer outro.

Um cão e um gato podem viver na mesma casa?

Claro que sim. Eu próprio tenho uma cadela e um gato e eles dão-se super bem. Animais são tendencialmente seres pacíficos e, apesar de alguns atritos iniciais, tendem a encontrar um equilíbrio entre eles. Salvo raras excepções é que isso não acontece.

Numa situação de férias, ou ausência prolongada, o que deve fazer uma pessoa que tenha animais domésticos?

No caso de cães, o ideal será sempre levar, se o local for 'pet friendly'. Se forem gatos, depende do tempo de ausência e do local de férias. Caso não se possa levar os cães, pode deixar num hotel para cães - atenção à vacina da tosse do canil -, ou com um familiar ou amigo de confiança. Em caso de gatos, o ideal seria alguém ir alimentá-lo, mudar a areia e brincar com eles algum tempo por dia.

A chegada de uma criança a casa pode afetar a relação que se tem com o animal? Como se pode gerir a situação?

Sim, inevitavelmente algum do nosso tempo e atenção é redireccionado para a criança, o que acaba por afetar de alguma forma os nossos animais. Nestes casos, o ideal é sempre guardar algum tempo e carinho para os nossos animais e ir aproximando e adaptando a presença desta nova criança na vida dos nossos animais. Rapidamente a rotina muda e tudo se adapta.

Como perceber se os animais estão felizes em casa?

Os tutores acabam sempre por ter muita facilidade em conhecer os seus animais e identificar quando eles não estão bem. Por vezes, os cães não querem comer ou ficam menos excitados em situações de ir à rua ou quando vão brincar. Em gatos é mais inespecífico, pois tendencialmente apenas se isolam um pouco mais. Sempre que há essa suspeita, deverá ser visto por um médico veterinário, para descartar causas de stress ou mesmo alguma doença de base.

Leia Também: Será que o seu animal pode trazer percevejos para casa?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas