Este é o número mínimo de passos a dar por dia para ser saudável
Afinal, não são precisos 10 mil passos por dia para diminuir o risco de doenças.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Nem cinco nem 10 mil passos. Investigadores da Universidade de Granada, em Espanha, analisaram 12 estudos já publicados e que incluíam um total de 110 mil participantes, para tentar apurar o número mínimo de passos diários para reduzir o risco de morte por qualquer causa. O número 'mágico', revelado na revista Journal of the American College of Cardiology, é oito mil.
Esta descoberta deita por terra uma crença que perdurou no tempo. Durante muitos anos acreditou-se que caminhar 10 mil passos diariamente era o número de passos a dar em prol de um estilo de vida mais saudável. Este mito terá surgido no Japão, por volta dos anos 60, quando a empresa japonesa Yamasa Clocki lançou o primeiro contador de passos, ao qual chamaram Manpo-kei, e que se popularizou numa campanha publicitária divulgada durante os Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio. Contudo, não existiam provas científicas suficientes de que este seria o número ideal para todos.
Leia Também: Cinco hábitos diários que são péssimos para a sua saúde mental
Considerando que o passo de um homem e de uma mulher medem, em média, 76 centímetros (cm) e 67 cm, respetivamente, os autores deste novo estudo concluíram que oito mil passos diários equivalem a caminhar cerca de 6,4 quilómetros.
Os cientistas alertam ainda para a importância do ritmo da caminhada, referindo que andar mais rápido tem benefícios para a saúde cardiovascular.
Leia Também: Comprimido que mudou a vida de muitos pode ser esperança contra Alzheimer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com