Sentir (muita) comichão, no couro cabeludo, afeta o quotidiano, incluindo a concentração e sono. É, no entanto, algo simples de resolver na maioria dos casos, afirmam os especialistas na área, citados na Shape. Felizmente, existem imensas formas de tratar esta comichão, em casa, antes de recorrer a uma intervenção médica.
Leia Também: Deixar o cabelo secar naturalmente tem vantagens que desconhece
1- Lave o cabelo regularmente com um champô suave
Por exemplo, em muitos casos, a acumulação de óleos, sujidade e produtos capilares agrava a irritação do couro cabeludo. Ou seja, "a lavagem regular com um champô suave ajuda a manter o couro cabeludo limpo, reduzindo a probabilidade de comichão".
É, no entanto, "crucial evitar a lavagem excessiva ou a utilização de champôs agressivos, uma vez que isso pode retirar os óleos naturais do couro cabeludo, o que eventualmente causa secura e irritação - e, em última análise, mais comichão".
2- Hidrate o couro cabeludo com amaciador
Normalmente um couro cabeludo hidratado está menos vulnerável a comichão. Por isso, usar um amaciador depois do champô ajuda a reter a alguma humidade. Escolha sempre produtos feitos especificamente para hidratar o couro cabeludo, sem ingredientes como sulfatos e parabenos, ingredientes capazes de irritar a pele sensível.
3- Evite a utilização de produtos capilares agressivos.
Produtos, como géis e sprays, contêm químicos que irritam o couro cabeludo. Por exemplo, ingredientes como sulfatos, parabenos, álcool, fragrâncias sintéticas, corantes e propilenoglicol causam, muitas vezes, comichão, especialmente para quem tem pele sensível ou problemas preexistentes na área. Use sempre produtos hipoalergénicos e enxague bem o cabelo.
Leia Também: Efeito Rapunzel. Esta mistura de dois ingredientes faz crescer o cabelo
4- Aplique uma compressa fria
Para um alívio imediato, e a curto prazo, uma compressa fria consegue aliviar a comichão. Geralmente, a frescura ajudar a diminuir os recetores de comichão na pele, reduzindo a sensação.
5- Faça uma massagem ao couro cabeludo.
Massajar o couro cabeludo pode aumentar a circulação sanguínea, estimulando a saúde da pele e aliviando a tensão e a comichão. É simples, "usando as pontas dos dedos, aplique uma pressão suave e esfregue em pequenos círculos, cobrindo todo o couro cabeludo".
6- Utilize óleos essenciais.
"Certos óleos naturais, como o óleo da árvore do chá ou de hortelã-pimenta, têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas capazes de aliviar a comichão quando massajados no couro cabeludo". Devem, no entanto, ser diluídos com um óleo de base (como o óleo de jojoba) para evitar mais irritações. Devem ainda testar sempre numa pequena área da pele antes aplicar no couro cabeludo.
Leia Também: Cabelo danificado? Remédios caseiros que ajudam (e muito)