Incluir exfoliação na rotina dos cuidados de 'skincare' ajuda (e muito) a manter a pele. Com que frequência deve fazer isto? Recentemente, na Self, Carmen Castilla, uma dermatologista, respondeu a esta dúvida, mencionando, especificamente, as pessoas que têm pele seca e/ou sensível.
Então, inicialmente, a dermatologista aconselha que exfolie a pele do rosto uma vez todas as semanas. Quando os produtos exfoliantes são demasiado utilizados removem algumas das células mortas, sim, mas ao mesmo tempo alguns dos seus óleos naturais, explica. Isto significa que o exagero causa, muitas vezes, secura.
Leia Também: Transforme os restos de abóbora numa máscara facial
Depois de algum tempo, se continuar a exfoliar o rosto semanalmente, e sentir resultados positivos, sem efeitos secundários, a especialista recomenda que o comece a fazer duas vezes todas as semanas.
Certifique-se apenas de que não utiliza exfoliantes físicos e agressivos. "Pessoas com pele sensível ou seca toleram melhor os exfoliantes químicos suaves, como o ácido mandélico", aconselha Emily Lebowitz, uma médica.
Outra opção menos intensa a considerar: ácido lático. Porquê? Como um humectante, "atrai água da derme para a epiderme [camada superior], deixando a pele com um aspeto mais suave e mais carnudo", acrescenta.
É, no entanto, muito importante escolher o hidratante certo para colocar em cima. Por isso, recomenda a utilização de fórmulas carregadas com ceramidas e outros ingredientes hidratantes, como o ácido hialurónico e a glicerina.
Leia Também: Protetor solar oferece "uma falsa sensação de segurança", diz estudo