Quase toda a gente usa sal na cozinha. É um tempero muito popular e, muitas vezes, faz toda a diferença nas receitas. É, no entanto, importante controlar a quantidade consumida. Por exemplo, um novo estudo, explica que reduzir a ingestão diária de sal em apenas uma colher de chá pode ser tão eficaz como a medicação para a tensão arterial.
Trata-se de uma investigação feita no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, onde foram "testadas dietas com alto e baixo teor de sal em centenas de pacientes, alguns dos quais já tinham pressão arterial elevada", explicam os cientistas, citados no DailyMail.
Leia Também: Dois alimentos que são aliados contra a hipertensão. Costuma comprá-los?
Mais especificamente, o estudo, aconteceu entre abril de 2021 e fevereiro de 2023, em Chicago, Illinois, nos e em Birmingham, Alabama, cidades nos Estados Unidos, e foram analisados 213 participantes com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos que seguiram uma dieta rica em sódio durante uma semana, seguida de uma dieta pobre em sódio durante uma semana, ou vice-versa.
Então, no caso da dieta rica em sódio, os participantes ingeriram uma colher de chá extra de sal a cada dia, adicionando um pacote de sal nas suas refeições habituais. Já na dieta pobre em sódio, as refeições eram preparadas especialmente para os participantes, de modo a garantir que apenas ingeriam um quarto de colher de chá de sal por dia.
Leia Também: Veja o que acontece quando come cereais açucarados todos os dias
Graças a isto descobriram que a redução da ingestão de sal reduziu a tensão arterial em três quartos dos participantes, com uma redução média de 7 mm Hg. "Este valor é comparável à redução da tensão arterial conseguida com a utilização de um medicamento para a tensão arterial, como o hidroclorotiazida, vendido sob as marcas Microzide, HydroDiuril e Oretic".
Como obtiveram resultados muito positivos, os investigadores planeiam disponibilizar a dieta com baixo teor de sódio para que as pessoas a consigam recriar em casa.
Caso não saiba, "o sal faz com que o corpo retenha a água, o que significa que a redução da ingestão de sal diminui o teor de água no sangue e leva a uma menor pressão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que reduz a tensão arterial".
Leia Também: Cuidado. Tempero que todos usamos pode aumentar risco de diabetes tipo 2