Existem hábitos que podem até passar despercebidos, mas que influenciam bastante os números que surgem na balança. Mas uma coisa é certa: vai sempre a tempo de corrigi-los.
O médico e nutrólogo Renato Lobo aponta ao portal Saúde em Dias os cinco principais erros que deve evitar ao máximo cometer, referindo que podem ser a razão para não conseguir alcançar os resultados desejados.
Leia Também: O (poderoso) batido detox de cinco ingredientes que ajuda a emagrecer
1- Dormir pouco ou mal
"Quem dorme pouco ou mal liberta mais a hormona da fome e menos a da saciedade. Ou seja, tem mais fome, vai comer mais e não vai ficar saciado. Por isso, dormir mal tem uma relação direta com o aumento de peso", explica o especialista.
2- Comer perto da hora de dormir
Se come às 23 horas e vai dormir à meia-noite, por exemplo, saiba que isso é um fator que favorece o aumento de peso.
3- Ser sedentário
"É importante levantar-se e caminhar, nem que seja para ir à casa de banho. Durante a hora de almoço, por exemplo, ao invés de pedir comida, vá até o local, pois isso vai ativar o metabolismo e favorecer o emagrecimento."
Leia Também: Devia comer esta incrível fruta mais vezes. É uma ajuda contra a demência
4- Fazer escolhas alimentares inadequadas
Se não consome saladas, legumes, verduras e vegetais, não irá beneficiar dos efeitos das fibras, que contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal e, entre outras coisas, atrasam o esvaziamento gástrico, permitindo uma maior sensação de saciedade.
5- Comer demasiados doces
O que é acontece é que há uma absorção muito rápida do açúcar, o que gera picos de insulina no organismo. Esse pico favorece a acumulação de gordura. Por outras palavras: o mais provável é engordar.
Leia Também: Oito lanches para comer sem engordar ao longo do dia de trabalho