A vitamina D é o único nutriente que o corpo produz quando exposto à luz solar. Contudo, nem todos apanhamos sol suficiente. Para esses casos, boas notícias. Um estudo, publicado na revista Nutrients, revela que 100 gramas de cogumelos são o suficiente para cobrir as necessidades diárias de vitamina D.
Esta vitaminaé importante para o funcionamento dos sistemas imunitário e nervoso e do cérebro e, entre outras coisas, regula os níveis de insulina e ajuda à gestão da diabetes. "A sua carência pode favorecer o desenvolvimento de deformações ósseas em crianças, como raquitismo, e dores nos ossos em adultos", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF.
Leia Também: Atenção ao café! É altamente desaconselhado para estas pessoas
Citado pelo jornal Daily Express, Jude Wilson, cientista chefe do Mushroom Bureau, faz notar que "os cogumelos são uma das poucas fontes alimentares naturais de vitamina D". No seu entender, "são um complemento valioso para a dieta".
Existem mais de dez mil espécies de cogumelos, mas o especialista recomenda os chestnut e, entre outros, os portobello.
Leia Também: Nutricionistas indicam os cinco melhores alimentos para queimar gordura
Porém, antes de desatar a comer cogumelos, veja alguns sinais de carência de vitamina D a que deve estar atento, segundo especialistas do centro médico académico Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.
- Fadiga;
- Dor óssea;
- Fraqueza muscular, dores musculares ou cãibras musculares;
- Alterações de humor e depressão.
Leia Também: Cinco erros que comete no dia a dia e que são razões para não emagrecer