Já (quase) toda a gente acordou faminto durante a noite. É completamente normal, mas, infelizmente, nem sempre fazemos as escolhas mais saudáveis nestas alturas. Para garantir que não fica mal disposto, no dia seguinte, múltiplos especialistas em nutrição, entrevistados pelo Huffpost, agregador de blogues, enumeraram recomendações.
Leia Também: Se quer ter o cabelo saudável, afaste-se destes três alimentos
1- Peito de frango fatiado
"É rico no aminoácido L-triptofano, o que é conhecido por estimular uma sensação de sono e relaxamento", explica Marissa Meshulam, uma dietista. É ainda uma fonte de proteína que faz com que não tenha fome até de manhã.
2- Queijo e bolachas de água e sal
É uma combinação clássica, rica em proteínas e fibras, ou seja, mantém qualquer um saciado durante algum tempo. Além disso, "o queijo contém algum triptofano, que também se converte em melatonina e pode ajudar a dormir", acrescenta.
3- Húmus e vegetais
"Refrescantes e estaladiços, os vegetais como as cenouras, os tomates 'cherry' e os pepinos, acompanhados de húmus", são um 'snack' rápido e ideal, aconselha Amanda Frankeny, outra dietista. "Duas colheres de húmus fornecem proteínas, fibras e satisfação completa."
Leia Também: Estes 12 snacks vão mantê-lo saciado durante mais tempo
4- Ginjas e pistachos
Múltiplos estudos comprovaram que as ginjas, contêm naturalmente melatonina, uma hormona que desempenha um papel importante no sono. Por isso, Marissa Meshulam, recomenda combinar as ginjas com pistachos que ajudam a garantir que "está satisfeito com a gordura/proteína, além de lhe darem alguma melatonina", acrescenta.
5- Banana e manteiga de frutos secos
Esta "fruta contém potássio, o que ajuda a relaxar os músculos, e hidratos de carbono complexos, regulando os picos de açúcar no sangue que o podem manter acordado. Combine-a com manteiga de amendoim, uma gordura saudável e nutritiva e uma fonte de triptofano, que induz o sono" recomenda Amanda Frankeny.
6- Leite e cereais
Já toda a gente sabe que um copo de leite quente ajuda a adormecer rapidamente. Amanda recomenda que o combine com cereais integrais, com baixo teor de açúcar e, assim, faz um 'snack' equilibrado em termos de açúcar no sangue. Explica ainda que o leite ajuda "o seu corpo a produzir e a utilizar a melatonina".
Leia Também: É fã de kombucha? Conheça os benefícios para a saúde