Durante os meses de inverno torna-se necessário manter a casa quente e aconchegada. É, no entanto, importante não esquecer as plantas, alerta Chris Bonnett da GardeningExpress.co.uk, citado no Huffpost, agregador de blogues. Porquê? Colocar uma planta ao lado de uma fonte de calor tem consequências muito negativas.
Isto significa que deve manter as suas afastadas de radiadores, aquecedores elétricos e lareiras. É ainda necessário ter cuidado com o aquecimento central que seca o ar e causa stress nas plantas que preferem condições húmidas.
Leia Também: Pense bem antes de voltar a colocar plantas nas escadas da sua casa
Aliás, mais especificamente, os picos súbitos de temperaturas podem causar stress térmico e desidratação, afetando o crescimento e a saúde geral da planta, afirma o especialista. Isto resulta em folhas murchas e enroladas e, muitas vezes, numa mudança na cor das folhas para castanho ou amarelo.
Por isso, "certifique-se de que encontra os locais certos na sua casa onde as plantas estão longe de fontes de calor, mas onde mantenham uma distância segura das janelas para as proteger de correntes de ar frio", aconselha.
"Para manter as condições de humidade que a maioria das plantas de interior adora, recomenda-se também a utilização de um humidificador", recomenda ainda que leve "as plantas para a casa de banho enquanto toma um banho quente ou um duche".
Leia Também: Há três plantas a evitar em casa por serem tóxicas para gatos