Se é mulher e passa seis ou mais horas sentada ao longo do dia, más notícias. Um grupo de investigadores da Universidade de Kunming, na China, concluiu que é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de miomas uterinos.
A descoberta foi publicada na revista científica BMJ Open, após um estudo que envolveu cerca de 6600 voluntárias, com idades entre 30 e 55 anos, que ainda não estavam na menopausa. Os dados mostram que, no total, 562 (8,5%) já tinham miomas.
Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer
As mulheres que passavam seis ou mais horas sentadas tinham o dobro das hipóteses de desenvolver miomas uterinos, em comparação com aquelas que permaneciam assim por menos de duas horas diárias.
Face aos resultados da investigação, os autores do estudo colocam duas hipóteses em cima da mesa. A primeira delas é que o sedentarismo está ligado à obesidade, condição por si só associada à formação de miomas. A segunda hipótese prende-se com a relação entre sedentarismo, inflamação crónica e carência de vitamina D, que também já foram apontados como fatores de risco para o desenvolvimento de miomas.
Leia Também: Este popular alimento faz mais pelo seu corpo do que imagina. É fã?