Adotar uma alimentação vegana melhora a saúde cardiovascular em apenas oito semanas, afirmam investigadores das universidades de Stanford e da Califórnia-Irvine, ambas nos Estados Unidos. A conclusão baseia-se nos resultados de um estudo inédito com 22 pares de gémeos idênticos, com uma média de idades de 39 anos.
Os cientistas optaram por realizar o estudo com gémeos devido à genética e ao estilo de vida semelhante entre as duplas. Os participantes estavam ligeiramente acima do peso, com um índice de massa corporal médio de 25,9%. Ainda assim, nenhum deles era obeso ou apresentava problemas cardiovasculares, mostram os dados publicados na revista Jama Network Open.
Leia Também: Queimar gordura vai ser mais fácil se comer isto, diz estudo
No decorrer do estudo, um dos irmãos adotou uma dieta vegana, enquanto o outro fazia uma alimentação à base de carnes e vegetais. Ambos seguiram as orientações de um nutricionista.
O peso e o sangue dos participantes foram analisados três vezes ao longo de oito semanas: no início do estudo, após quatro semanas e no final. Aqueles que adotaram uma dieta vegana apresentaram níveis de colesterol significativamente menores, melhores valores de açúcar no sangue e uma maior perda de peso em apenas dois meses, em comparação aos irmãos.
Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer
Os níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade, o 'mau colesterol') dos veganos caiu 14%, passando de 110,7 mg/dl para 95,5 ao fim de dois meses. Para os que se alimentavam de carne, a redução foi de 118,5 mg/dl para 116,1.
Além disso, os veganos obtiveram uma diminuição de 20% do açúcar no sangue e perderam, em média, 4,2 quilos a mais que os restantes.
Leia Também: Este popular alimento faz mais pelo seu corpo do que imagina. É fã?