Durante a época natalícia enche a casa de decorações? Sim, isto ajuda a transformar completamente o espaço. Tem, no entanto, um impacto muito negativo no sono, alerta Katherine Hall, uma psicóloga do sono, citada no Mirror. Mais especificamente, a especialista não recomenda que a exposição a "luzes intensas, brilhantes ou intermitentes antes de dormir". É "um erro de higiene do sono".
Porquê? Estas luzes tão apreciadas "enviam o sinal errado ao cérebro, interrompendo a produção de melatonina e prejudicando o ciclo sono-vigília", o que não ajuda a ter uma noite de sono de qualidade.
Leia Também: Saiba o que pode ser mais importante do que as horas de sono dormidas
Aliás, a especialista recomendou ainda que evite a luz azul, algo que suprime a melatonina e interfere com o ritmo circadiano. Têm um efeito estimulante que causa alerta e tem um impacto negativo no seu ciclo de sono.
Luzes com muitas cores são capazes de afetar a regulação da melatonina e não são "propícias a uma noite de sono repousante". Já as luzes intermitentes criam uma estimulação visual elevada, dificultando a capacidade de desligar ao longo da noite, explicou.
Leia Também: Misturar estas bebidas só prejudica a qualidade do sono