Boas notícias. Um estudo realizado por biólogos moleculares da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revela que, em breve, poderá ser possível avaliar a presença de diversos tipos de cancro, inclusive antes do aparecimento dos primeiros sintomas, a partir de moléculas de açúcar na saliva.
O artigo, publicado na revista científica Cell Report Methods, revela que os cientistas desenvolveram uma forma eficaz de interpretar as mudanças nas moléculas de açúcar que ocorrem nas células cancerígenas e acabam por ser dispersas no organismo.
Leia Também: Se usa protetor solar todos os dias, está de parabéns. Agora, faça isto!
Os glicanos são um tipo de molécula de açúcar que está relacionada com as proteínas das nossas células. Quando existem inflamações no corpo, sofrem alterações que dependem da origem do problema.
Os investigadores desenvolveram uma forma de distinguir os diferentes tipos de alterações estruturais dos glicanos. No futuro, isso pode dar uma resposta precisa de diagnóstico para doenças, incluindo alguns tipos de cancro. "Analisamos in vitro dados de cerca de 220 pacientes com 11 tipos de cancro e identificamos diferenças na subestrutura do glicano dependendo do tipo de tumor", explica o professor de bioinformática Daniel Bojar, principal autor do estudo.
Leia Também: Ponha-se a andar daqui para fora... mas só depois de ler este estudo