Quem faz assados usa (quase) sempre azeite nas suas receitas. Será a melhor opção? Para as batatas talvez não. Porquê? Supostamente está tudo relacionado com ponto de fumo. De acordo com o Huffpost, um agregador de blogues, o ponto de fumo do azeite extra virgem mantém-se entre os 165 e os 190°C.
Mesmo assim, o Serious Eats, um 'website' especializado em gastronomia, citado no Huffpost, coloca o azeite extra virgem nos últimos lugares da sua tabela de pontos de fumo, ou seja, considera-o mais adequado como tempero ou molho do que como auxiliar de cozinha.
Leia Também: Existe uma forma simples de escorrer a massa cozida. Já experimentou?
Porquê? Quando o azeite aquece para além do seu ponto de fumo, "as suas gorduras começam a decompor-se, libertando radicais livres e uma substância chamada acroleína". Caso não saiba, a acroleína causa "aquele sabor queimado, acre e amargo que todos tentamos evitar", explica o 'website'.
Como alternativa, recomenda a gordura de pato, com um ponto de fumo de 190ºC, assim como o óleo de girassol ou vegetal, capazes de suportar temperaturas de cerca de 225°C. Menciona ainda o azeite leve ou refinado que tem um ponto de fumo mais alto de 260°C.
Leia Também: O ingrediente 'secreto' que deixa a pele de frango super crocante