Um novo estudo, realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Nanjing, na China, comprovou a importância do sono ao fim de semana como forma de compensar a falta dele nos outros dias. Os dados, publicados na edição de dezembro do Journal of Sleep Research, revelam que duas horas a mais de sono nos dias de folga reduzem em 63% o risco de enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC)
Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer
Para chegarem a estas conclusões, os cientistas entrevistaram 3,4 mil pessoas, sendo que a maioria trabalhava, até à data, durante o período noturno. Os participantes foram convidados a falar sobre seus hábitos de sono e os impactos que sentiam na saúde. Com base em tudo isso, o estudo indica que quem sofre de privação de sono durante a semana (o equivalente a dormir cerca de cinco horas diárias), mas que conseguiam dormir duas horas extra no fim de semana, apresentavam menos risco de enfarte e AVC, em comparação com os restantes.
Os investigadores acrescentam que este hábito reduz o risco de angina de peito, uma patologia cardiovascular que provoca um conjunto de sintomas resultantes da má irrigação do coração como desconforto ou aperto. "O estudo demonstrou que o sono não serve apenas para descanso fisiológico, mas também tem efeitos profundos na saúde cardiovascular", afirmam.
Leia Também: Cozer três bananas ajuda a ter noites de sono de qualidade