Se uma das suas resoluções de ano novo é deixar de fumar, há um método simples que pode ajudar. Segundo um grupo de médicos da Universidade de Innsbruck, na Áustria, descobriu que a prática de exercícios físicos ao ar livre, como uma caminhada rápida, pode reduzir significativamente a vontade de fumar, mesmo que a atividade dure apenas 10 minutos.
"O nosso estudo foi o primeiro a considerar o impacto de exercícios ao ar livre na redução da vontade de fumar, já que anteriormente só eram consideradas nos testes pessoas que se exercitavam em esteiras", diz a médica Stefanie Schöttl, a principal autora do estudo, em entrevista ao portal da universidade.
Leia Também: Parar de fumar é um desafio? Este medicamento pode ajudar, diz estudo
Os cientistas reuniram três grupos de 16 fumadores que queriam parar de fumar. Dois deles foram instruídos a fazer 10 minutos de exercício: um fez caminhadas ao ar livre, o segundo caminhou na esteira e o último grupo ficou sentado numa sala. Antes, durante e depois dos exercícios, os doentes foram questionados sobre o desejo de fumar. "Eles também nos informaram sobre o tempo que demoraram para fumar o próximo cigarro", acrescentou Stefanie.
Foi assim que os autores do estudo descobriram que os fumadores que praticaram exercício ao ar livre só decidiram acender um cigarro cerca de 26 minutos depois.
Leia Também: Nova esperança contra superbactéria mortal? Estudo diz que sim