Aberto recentemente em Campo de Ourique, o Touta traz a Lisboa os sabores tradicionais do Líbano. Ali, a chef Cynthia- ou Touta, alcunha de criança que emprestou ao restaurante - lança sempre mãos ao desafio de fazer tudo de raiz, de forma artesanal.
Licenciada pelo Paul Bocuse Institute, em Lyon, e com 22 anos de carreira internacional, Cynthia é uma chef apaixonada pela herança cultural gastronómica do seu país e assume-se como alguém que chegou a Portugal com "vontade de dar a conhecer, mas também de aprender sobre a sua nova casa". Mas o restaurante "quer distinguir-se pelo seu próprio 'take on' nos pratos de toda a vida e a sua cozinha é todos os dias laboratório experimental de novas combinações e técnicas de preparo, com o intuito de mostrar o melhor de uma cozinha libanesa atual, e incrivelmente apelativa, que tira partido do vasto universo dos ingredientes locais, frescos e da temporada".
© Touta
À chegada, começamos com um dos vários cocktails de assinatura: o Freekeh Daiquiri feito com Infusão de Rum e Freekeh, xarope e grãos de Freekeh, ou uma cerveja Almaza. Já à mesa, sobrevoamos a carta, e desta vez, como entrada, escolhemos o Kafta Tuna: kafta feita com atum cru de barbatana azul, servido com focaccia caseira e coroado com caviar Arak. Para prato principal, no peixe vamos pelo Mloukhieh?: peixe do dia, arroz crocante, um complexo dashi (caldo) e topping de cebola em pickle. Como vinho branco de acompanhamento o Château Marsyas Bekaa, 2016, frutado, originário do Vale Bekaa, no Líbano.
Leia Também: No novo buffet brasileiro de Lisboa pode comer tudo o que quiser por 17€
Na carne, como nos tradicionais almoços de domingo no Líbano, um prato de complexidade e conforto: o B.B.Q, composto por um porco preto português com puré de feijão preto orgânico, molho barbecue libanês e marshmallow de melaço de alfarroba. Para acompanhar, o vinho tinto Ixsir Grande Reserve - Batroun, 2016, produzido no monte Líbano, a remeter para frutos maduros e especiarias.
Nos vegetais, Freekeh: uma mistura de grãos de trigo verde, defumado e cozido estilo risoto, com tâmaras doces, nabo assado no carvão, pétalas de cebola e alho e emulsão de folhas de nabo. Para beber Ya'sama: uma bebida não alcoólica, preparada com melaço de alfarroba, água de flor de laranjeira e gelo picado. Como sobremesa, um Soufflé glacé de arak acompanhado de confit de figos em anis, nozes e telha crocante.
Leia Também: Sete chefs preparam jantar da primeira gala portuguesa do Guia Michelin
Os detalhes do espaço fazem referência 'à casa' e às origens no Líbano. No Touta podemos contar com uma celebração da diversidade cultural sobre um prisma 'high end', discreto e amigável, onde nada foi deixado ao acaso. Uma cozinha diferente, que reflete a maturidade de um percurso cheio de influências, que se propõe a acordar todos os sentidos.
Para os que quiserem levar um pouco destas paragens para casa, existe uma pequena mercearia com infusões, fermentados e outros produtos típicos feitos in loco, que convidam os atrevidos a experimentarem em sua casa preparados menos óbvios por cá.
O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 19 horas à meia-noite.
Leia Também: Lisboetas: Honest Greens chegou (finalmente) ao Príncipe Real