O médico Amir Khan afirmou, numa publicação feita na rede social Instagram, que o cancro da bexiga é uma das doenças oncológicas "menos faladas", apesar de estar entre as mais comuns.
Tal como acontece com qualquer outro tipo de cancro, o especialista considera que detetar atempadamente a doença pode ser o suficiente para um tratamento bem-sucedido e menos invasivo. Porém, alerta que alguns dos sintomas são facilmente confundíveis com uma infeção urinária ou pedras na bexiga.
Leia Também: Fígado gordo. Médico aponta sinais de doença silenciosa e traiçoeira
Na maioria dos casos, o primeiro sinal de alerta é a presença de sangue na urina. "O sangue na urina é o sintoma mais comum de cancro da bexiga", começa por referir Amir Khan, acrescentando que "pode surgir vermelho, laranja, rosa e acastanhado, ir e vir e geralmente, mas nem sempre, é indolor". Ainda assim, "por menor que seja e mesmo que tenha acontecido apenas uma vez (...) consulte um profissional de saúde".
Entre os sintomas mais comuns estão também urinar com mais frequência e sentir dor. À medida que o tumor progride, deve estar atento a possíveis dores abdominais e nos flancos, bem como inchaço nas pernas.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Falta de vitamina D. Médica aponta sinais invisíveis que não pode ignorar