"Não, não é impressão sua, quando está triste é provável que o seu cão o lamba entendendo a sua tristeza, e por outro lado, pode dar saltos de alegria quando o dono chega a casa depois de um dia que correu bem. Isto porque, de facto, os cães conseguem entender os nossos sentimentos", pode ler-se num artigo da Barkyn, assinado pela médica veterinária Patrícia Azevedo.
Em primeiro lugar, os cães conseguem "interpretar as nossas expressões corporais, e relacioná-los com sentimentos". "Isto deve-se a uma longa relação de amizade entre o cão e o homem que tem vindo a crescer cada vez mais e pensa-se que os cães consigam memorizar a expressão facial dos donos relacionando-a com determinado momento", explica.
Leia Também: Provavelmente não sabe isto sobre o focinho do seu cão
Mas não é tudo. Estes patudos também são capazes de interpretar o nosso tom de voz, "daí que quando fazem asneira e o dono fica chateado eles compreendam perfeitamente que fizeram algo que não deviam ter feito".
Por outro fim, os cães têm também um olfato muito apurado, conseguindo "detetar alguns odores que libertamos de acordo com as nossas emoções".
Leia Também: O seu cão tem andado mais parado que o normal? Esta pode ser a causa