O 'segredo' para emagrecer? Comer feijões pode ajudar

Leia as conclusões de um novo estudo feito na China.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/02/2024 18:59 ‧ 28/02/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Peso

Sim, leu bem. De acordo com um novo estudo, feito na China, incluir cerca de 40 gramas de alimentos ricos em amido resistente - como feijões, aveia e alimentos integrais - na alimentação diária pode ajudar a perder cerca de 2,7 quilos em apenas oito semanas. 

Leia Também: Qual é a quantidade de fibra diária que precisa para perder mais peso?

Para a investigação, disponibilizada Nature Metabolism, os investigadores analisaram 37 indivíduos com excesso de peso que fizeram um plano de refeições ao longo de 16 semanas que incluía consumir um pó de amido misturado com 300 ml de água duas vezes por dia. Metade do grupo ingeriu diariamente 40 gramas de amido resistente em pó, enquanto a outra metade recebeu um tipo menos benéfico.

Graças a isto, concluíram que não existiu "qualquer alteração significativa" no peso da metade do grupo que ingeriu o amido normal. Já cada pessoa da outra metade, ou seja, que consumiu o amido resistente, conseguiu perder cerca de 2,7 quilos, alguns perderam ainda mais.

"Demonstramos que o amido resistente pode facilitar a perda de peso", explicam os investigadores, acrescentando que estas características "estão associadas a alterações na composição do microbiota intestinal".

Caso não saiba, o amido resistente é um tipo de hidrato de carbono que não é digerido pelo intestino delgado, ou seja, consegue passar diretamente para o intestino grosso, onde fermenta e fornece alimento para as bactérias intestinais "boas". É esta a reação que os investigadores do estudo acreditam ter ajudado as pessoas a perder peso.

Leia Também: Confirma-se. Homens engordam (mesmo) depois do casamento, diz estudo

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas