Hoje em dia, no TikTok, muitos recomendam os suplementos de magnésio para dormir melhor. Tornou-se rapidamente uma tendência e tem o 'selo de aprovação' de múltiplos especialistas em saúde e nutrição. Resulta mesmo? Tem benefícios?
Caso não saiba, normalmente, ingerimos magnésio através da alimentação, nomeadamente com alimentos como vegetais de folhas escuras, cereais integrais, nozes e sementes de chia, explica Maz Packham, uma nutricionista, citada na edição britânica da Marie Claire.
Leia Também: Benefícios de consumir alimentos (ou suplementos) ricos em vitamina B-12
É, no entanto, um mineral que muitos têm em falta, devido a "níveis elevados de stress, ingestão excessiva de álcool e alguns medicamentos", acrescenta. Por isso, nestes casos, a suplementação torna-se a alternativa mais recomendada.
É algo importante porque "os níveis baixos de magnésio têm sido associados a problemas neurológicos, como enxaquecas, assim como a dores crónicas", explica. Normalmente, "as cãibras musculares são um dos sintomas mais comuns da deficiência de magnésio, uma vez que o mineral é necessário para o funcionamento dos nervos e dos músculos".
Leia Também: Cuidado, pode estar com falta de vitamina B12. Atente nestes sinais
Para além disto, menciona que o magnésio tem um impacto significativo na saúde mental. Por isso, "em alturas de stress crónico, o magnésio pode ficar esgotado, pelo que vale a pena considerar a suplementação para apoiar o corpo e a mente durante estas alturas".
Menciona ainda o efeito que tem no sono. Segundo a especialista, "o magnésio é apelidado de tranquilizante da natureza pelos seus benefícios de relaxamento". Explica ainda que "está provado que atua nos recetores GABA do cérebro - o GABA é um neurotransmissor calmante que promove o relaxamento".
Leia Também: Três suplementos populares que podem afetar o sono