É seguro reutilizar o óleo de cozinha? Sim, aparentemente pode reutilizar o óleo, mas "existem algumas regras a seguir que ajudam a tirar o máximo partido do óleo", afirma a Epicurious. Como assim? Por exemplo, aconselham que use sempre um tipo de óleo com um ponto de ebulição elevado (200ºC ou mais) para fritar, como o óleo de amendoim, o óleo de canola ou o óleo vegetal.
Para além disto, explica que "manter cuidadosamente a temperatura do óleo enquanto frita prolonga o prazo de validade do seu óleo". E, claro, afirmam que deve deixar o óleo arrefecer completamente antes de armazenar.
Leia Também: Como guardar cogumelos frescos (e garantir que não se estragam)
Deve ainda filtrar sempre o óleo antes de o reutilizar para remover quaisquer impurezas, como migalhas, alerta. É algo muito importante porque estas partículas podem queimar-se enquanto frita, mas nunca o faça enquanto o óleo estiver quente. Para o filtrar pode usar um filtro de café. Quando terminar coloque os restos de óleo num recipiente hermético e no frigorífico.
Quantas vezes pode reutilizar o óleo? Cada vez que reutiliza o óleo, este fica cada vez mais desestabilizado até se decompor. Robert Wolke, um cientista, citado no website, explica que "os óleos quentes tendem a polimerizar-se - as suas moléculas juntam-se em moléculas muito maiores que dão ao óleo uma consistência espessa e uma cor mais escura".
Isto significa que deve estar sempre atento ao estado e ao cheiro do óleo. Por isso, no website recomendam que reutilize o óleo, no máximo, três vezes antes de deitar fora. Recomenda ainda que não reutilize óleo que tenha sido armazenado durante mais de um ou dois meses.
Leia Também: Devia guardar os abacates no frigorífico? Depende...