Feira do Pão de Caçarelhos reúne meia centena de expositores em Vimioso

O evento está marcada para o próximo fim de semana.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
20/03/2024 12:21 ‧ 20/03/2024 por Lusa

Lifestyle

Eventos

A aldeia de Caçarelhos, no concelho transmontano de Vimioso, acolhe no próximo fim de semana uma feira dedicada ao pão tradicional e produtos regionais onde marcam presença mais de 50 produtores transmontanos, foi hoje divulgado.

"Esta feira tem como produto âncora o pão tradicional de Caçarelhos que é feito de forma artesanal e cozido em forno a lenha, ao qual se juntam outros produtos da terra oriundos da região transmontana, como o fumeiro ou a doçaria tradicional do tempo de Páscoa como os folares", explicou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Licínio Martins.

Leia Também: Região de Portalegre recebe quinzena gastronómica do borrego

De acordo com o autarca, a Feira do Pão tem vindo a crescer ao longo dos anos, transformando-se num certame de caráter regional, nesta localidade do distrito de Bragança.

Este certame tem associado ao longo dos seus dois dias de duração um conjunto variado de atividades paralelas, como é o caso de um encontro de gaiteiros onde são esperados mais duas centenas de tocadores vindos de norte a sul do país e da vizinha Espanha, já que se trata de uma localidade raiana.

"Dentro deste contexto, são esperados cerca de 250 tocadores que vão animar o recinto da feira vindos de vários pontos do país e de Espanha. Estes tocadores movimentam o público, numa ação que vai perpetuar a nossa raiz cultural", indicou Licínio Martins.

Atrás dos tocadores de gaita-de-foles, um instrumento muito em uso no Planalto Mirandês, surgem os tradicionais pauleiros e dança mistas.

No domingo, o dia é dedicado às lutas de touros e carne de vitela mirandesa certificada, iniciativas que atraem alguns milhares de pessoas a esta localidade fronteiriça.

Leia Também: Duas das ruas mais cool do mundo são portuguesas. E não somos nós a dizer

No que respeita às lutas de touros de raça bovina mirandesa, são oito no total, uma ação muito aparecida neste território

"Com este tipo de iniciativa, pretendemos dar alento à economia rural com enfoque nos produtos endógenos e na matriz cultural desta freguesia, numa altura como é a Páscoa, e são muitos os que deslocam à sua terra de origem", disse.

No campo do entretenimento, é esperada a presença do grupo musical 7 Saias e de Sebastião Antunes. Este certame conta com o apoio do município de Vimioso e da Junta de Junta de Freguesia de Caçarelhos.

Leia Também: Vem aí um brunch com estadia onde pode devorar todos os doces da Páscoa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas