Sim, leu bem. Comer apenas um abacate por dia pode melhorar a qualidade geral da dieta, afirma uma equipa de investigadores da Penn State, nos Estados Unidos. Segundo os especialistas, uma alimentação de má qualidade pode aumentar o risco de muitas doenças, incluindo as doenças cardíacas.
Para a investigação, disponibilizada na Current Developments in Nutrition, os cientistas decidiram examinar o impacto de uma intervenção baseada em alimentos, neste caso, um abacate por dia, na qualidade geral da dieta.
Leia Também: Comer estes alimentos pode ajudar (e muito) a melhorar o humor
Foram analisados cerca de mil indivíduos divididos em dois grupos: "um manteve a sua dieta habitual e limitou a ingestão de abacate durante o estudo de 26 semanas"; o "outro grupo incorporou um abacate por dia na sua dieta".
Graças a isto concluíram que "os participantes que comeram um abacate por dia aumentaram significativamente a sua adesão às diretrizes alimentares", afirma Kristina Petersen, investigadora que liderou o estudo.
Explica ainda que os resultados sugerem que "estratégias, como comer um abacate por dia, podem ajudar as pessoas a seguir as diretrizes alimentares e melhorar a qualidade de suas dietas".
Mais especificamente, os investigadores perceberam que "os participantes estavam a utilizar o abacate como substituto de alguns alimentos mais ricos em cereais refinados e sódio", ou seja, menos saudáveis.
Para terminar a investigadora salienta que "ao melhorar a adesão das pessoas às orientações dietéticas, podemos ajudar a reduzir o risco de desenvolverem estas doenças crónicas e prolongar a esperança de vida saudável".
Leia Também: Três vegetais essenciais que todos devíamos comer, segundo uma médica