Cardiologista revela queijo aliado da saúde do coração. É fã?
Afinal, a má fama deste alimento pode ser exagerada...
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Diz-nos o senso comum que o queijo é daqueles alimentos a evitar para prevenir o risco de complicações cardíacas. Mas, afinal, não é bem assim. Pelo contrário, até pode fazer maravilhas pelo coração.
"Alguns alimentos, como aqueles ricos em gordura saturada e sódio, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares", disse ao New York Post o cardiologista Cheng-Han Chen. Contudo, "uma dieta rica em vegetais e fibras, e com baixo teor de gordura saturada pode ser benéfica para a saúde do coração", referiu também.
Leia Também: Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic
O médico é peremptório. Com moderação, "o queijo pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração". De acordo com Chen, as melhores opções são aquelas que têm pouca gordura saturada e sódio.
Para o especialista, uma das melhores escolhas é o queijo mozzarella. "É uma boa fonte de proteína e cálcio e ainda contém probióticos que podem beneficiar a saúde intestinal e imunológica", elucidou Cheng-Han.
Leia Também: Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência
Também afirmou que a mozzarella tem baixo teor de sódio e gordura saturada, e é rica em cálcio, o que contribuí para uma melhor saúde óssea. "A mozzarella fresca também tem menos gordura saturada e sódio do que outros queijos", acrescentou.
Apesar disso, ele alertou para a importância de conferir a quantidade de sódio das muçarelas nos rótulos, porque o teor do mineral pode variar. “É uma boa ideia evitar muçarelas com muito sódio, pois isso pode aumentar a pressão arterial, entre outros efeitos”, afirmou Chen.
Por outro lado, o cheddar e o queijo colby são de evitar. "Tendem a ser muito ricos em gordura saturada e sódio."
Leia Também: Cientistas descobrem comida que previne o envelhecimento do cérebro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com