A asma pode surgir em qualquer idade. Segundo o 'website' da rede de saúde CUF, trata-se de uma doença inflamatória crónica nos brônquios. Episódios de tosse seca e dificuldade em respirar são alguns dos sintomas mais frequentes.
Esta terça-feira, assinala-se o Dia Mundial da Asma. O agregador de blogues HuffPost falou com o pneumologista Luis Manuel Entrenas e cita ainda alguns portais de saúde, como o da Sociedad Española de Alergología e Inmunología Clínica e o Servicio de Salud de Castilla y León, para perceber alguns dos mitos que estão associados a esta doença. Saiba tudo.
1- Tem causas psicológicas
"Embora a causa não seja psicológica, uma pessoa com diagnóstico de asma pode notar que seus sintomas pioram se estiver num estado de ansiedade ou a sofrer de ataques de ansiedade recorrentes", revela a Sociedad Española de Alergología e Inmunología Clínica.
Leia Também: Tem alergias? Coma estes alimentos e atenue os incómodos sintomas
2- É contagiosa
"Não é uma doença infeciosa. No entanto, as infeções respiratórias podem desencadear sintomas de asma porque aumentam a inflamação das vias aérea", conta o Servicio de Salud de Castilla y León.
3- O tratamento só é feito em alturas de crise
"Alguma da medicação é de manutenção, outras para aliviar os sintomas ou a chamada medicação de resgate."
4- Não pode fazer desporto
"A prática desportiva melhora a resistência respiratória e a tolerância à atividade física, sendo assim um aspeto importante para levar um estilo de vida saudável."
5- Melhora com passeio nas montanhas ou junto ao mar
"A natureza não ajuda nos sintomas da asma uma vez que se trata de uma doença crónica."
Leia Também: Hábitos que todas as pessoas com alergias sazonais devem ter