O 'segredo' para obter um 'six pack' não está somente no número de abdominais que faz. Também é preciso um esforço extra na dieta, como reforça um estudo do Instituto de Medicina Social e Preventiva em parceria com o Hospital Universitário de Lausanne, ambos na Suíça, que revela alguns alimentos que podem ajudar a eliminar a gordura da zona abdominal.
Agora, em declarações ao SportLife, a nutricionista Marianne Fazzi, especializada em perda de peso, explica o contributo de cada um destes aliados.
1- Whey protein
Segundo a nutricionista, a proteína confere uma maior saciedade em comparação com os carboidratos. "Tomar whey protein pode ajudar a controlar a glicemia, pois as proteínas possuem um índice glicémico menor do que os carboidratos. Ou seja, apresenta uma menor variação da glicose após a sua ingestão, o que contribui para diminuir o apetite, proporcionando uma sensação mais prolongada de saciedade", explica.
Leia Também: A fruta tropical com efeito antienvelhecimento que multiplica o colagénio
2- Batidos
"Consumir frutas e verduras de manhã é ideal para favorecer a saciedade e reduzir o risco de doenças, uma vez que são alimentos ricos em fibras. Os smoothies são opções práticas e deliciosas que ainda ajudam a acelerar o metabolismo dependendo dos ingredientes utilizados", salienta.
3- Mingau de aveia
Começando por lembrar que "a aveia é uma fonte de fibras", Marianne Fazzi afirma que este alimento "ajuda a controlar os níveis de colesterol, além de contribuir para a saúde intestinal". "O mingau de aveia é uma preparação saudável que prolonga a sensação de saciedade, uma vez que sua digestão é fácil e lenta, contribuindo para o emagrecimento." Porém, deixa o recado: "A aveia pode ter o efeito contrário se for ingerida em grandes quantidades, com obstipação e uma digestão lenta e difícil".
Leia Também: Quatro bebidas que vão ajudá-lo a ter uma barriga lisa a tempo do verão
4- Ovos
"Omelete, ovo mexido, escalfado ou cozido. Não importa o modo de preparação, a proteína do ovo proporciona saciedade e diminui as hipóteses de fazer refeições extra, além de ser rico em nutrientes essenciais", recomenda, sublinhando que este alimento contém "uma alta quantidade de aminoácidos". Além disso, "não possui altos níveis de calorias e carboidratos. Por isso, é uma excelente opção para quem está em dieta 'low-carb', por exemplo", disse.
5- Iogurte
Os iogurtes naturais são ricos em proteínas e gorduras saudáveis, mas "devem ser consumidos de forma moderada". Deve sempre optar por "versões de sabor natural, sem açúcar e com poucos ingredientes".
Leia Também: Um dos anti-inflamatórios mais poderosos pode já estar na sua cozinha