Alguma vez sentiu vontade de soltar um gás no contexto mais inconveniente depois de uma refeição? Toca a todos. Porém, as razões podem variar e, como lembra a nutricionista e 'personal trainer' Aline Becker, há alimentos que levam a uma maior produção de gases.
Em entrevista exclusiva ao Sport Life, a especialista revelou os alimentos que nos provocam mais gases. Acredite que não vai voltar a olhar para eles da mesma forma.
Leia Também: Cinco alimentos que vão ajudá-lo a livrar-se da barriguinha da vergonha
1- Lactose
"Algumas pessoas nascem sem a capacidade de produzir a lactase", uma enzima que a divide em glicose e galactose, os dois componentes da lactose. Nestes casos, "há excesso de gases, diarreia, barriga inchada, distensão abdominal, desconforto e até obstipação", disse Aline.
2- Carne vermelha
“As proteínas são quebradas no lúmen intestinal por diversas enzimas pancreáticas e, após chegarem ao cólon, são fermentadas pelas bactérias, que fermentam proteína e carboidrato. Então, é por isso que depois daquela churrascada, os gases são mais fétidos."
Leia Também: O que acontece ao seu corpo quando come laranja todos os dias
3- Glúten
Alimentos com glúten "aumentam a permeabilidade intestinal e criam também uma disfunção do eixo-intestino-cérebro. Como tal, consumo exagerado de glúten pode trazer esse desconforto", referiu também Aline Becker.
4- Produtos sem açúcares
"Alimenta-se bem, faz exercício físico e depois consome chicletes sem açúcares de forma exagerada, acreditando que isso não vai ter um impacto negativo na microbiota intestinal. O erro pode estar a vir daí! Por mais que não tenham açúcar, essas pastilhas elásticas são riquíssimas em sorbitol e o nosso corpo tem uma dificuldade em processar e digerir, o que causa inchaço, diarreia, excesso de gases e indisposição. Tudo isso pode ser causado pelo alto consumo de pastilhas sem açúcar", alertou.
Leia Também: Cancro. Especialista indica alimento a evitar (e que quase todos comemos)