O Sergio Crivelli - Ristorante Italiano, localizado em Matosinhos, abriu portas em 2012 e apresentou desde o primeiro dia um menu completo sem glúten. Doze anos depois, o chef nascido em Spoleto oferecerá um presente aos seus clientes durante o almoço do Dia Internacional do Celíaco, a 16 de maio.
Aquele que foi o primeiro restaurante do Norte a receber a certificação da Associação Portuguesa de Celíacos (APC) irá repartir o serviço à hora de almoço no dia 16 de maio, destinando o horário entre as 12 e as 14 horas, mediante reserva, a clientes que optem pelo menu sem glúten e respetivos acompanhantes. A partir das 14 horas, o restaurante estará disponível para o público em geral.
Leia Também: Vem aí um concurso para descobrir as melhores tascas portuguesas
Para quem padece da doença celíaca ou tem intolerância ao glúten, haverá um presente especial. O doente celíaco terá direito a uma pizza Margherita gluten free, com massa preparada no laboratório contíguo ao espaço. Para usufruir da oferta, o cliente terá de apresentar o cartão de sócio da APC ou um atestado clínico que o identifique enquanto celíaco. Foi com uma versão da popular Margherita, aliás, que o chef Crivelli se sagrou campeão do mundo de pizza sem glúten em 2012, entre 50 concorrentes.
© Sergio Crivelli
Depois de ter constatado as limitações alimentares da filha de uma funcionária, que era intolerante ao glúten, o chef que está há vários anos radicado no nosso país decidiu aprofundar conhecimentos e desenvolver competências neste segmento. Ainda hoje, é a alegria dos mais novos que o move. "Da mesma forma que me comoveu aquela criança de oito ou nove anos que não podia comer nada e que me fez investir nesta área, não há maior satisfação do que ver a cara de alegria dos mais pequenos quando experimentam uma pizza sem glúten, quando sentem que podem comer o mesmo que o resto da família. É verdadeiramente comovente", diz Sergio Crivelli em comunicado.
Leia Também: Cotidiano tem nova morada em Lisboa com brunch instagramável